quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tudo que você precisa saber antes de ser loira (que os cabeleireiros não te contam por razões óbvias)

Querida leitora, aquela história de que as loiras se divertem mais é pura mentira. As loiras ficam devendo no banco, perdem horas da semana com o cabelo, conhecem cada salão de cada cidade e país que passam e são facilmente confundidas com contrabandistas de creme capilar em alfândegas, porque têm que aproveitar quando viajam pra fora e comprar 40 kg em produtos.
Foto: Getty Images
Esse esforço todo gera alguns momentos de glória, porque ser loira é tudo mesmo, mas se chover na saída da balada, esqueça! Amanhã quando acordar vai estar parecendo uma demônia.
Isso tudo é só a introdução, tem muito mais que ninguém te contou e te aviso agora!
Cabelo elástico: Nunca imaginei que existia isso, mas quando você descolore o cabelo, ele fica muito fraco, desnutrido, condenado (todos esses termos são ditos friamente por profissionais malvados), então ele fica elástico. Elástico mesmo, quando molha ele parece um chicletinho bem fininho. E se passar o pente nessa hora, ele quebra no meio e adeus. Dizem que algumas pessoas não têm esse problema, porque o fio é mais grosso, deram sorte, o cabeleireiro era um gênio top, mas se você descolorir inteiro, provavelmente vai saber do que estou falando…
Aminoácidos, proteínas: além de ouvirmos essas palavras por nutricionistas e professores de academia, quando seu cabelo tá bem “fudido”, seco e elástico, as pessoas de salão e entendidos do assunto te dizem que faltam esses componentes, além de queratina e outras palavras difíceis (se prepare para ouvir muito sobre selar, cutícula, escamas). Vão te mandar passar cremes e fazer tratamentos que “nutrem” o fio, você vai ficar confusa, mas vai fazer tudo o que mandam. E sempre vão te dizer que não adianta o que fizer, vai melhorar, mas só crescendo de novo.
Foto: Getty Images
Reagiu, já era: Existe também a reação química quando você descolore tudo, que é tipo tacarem foco no seu cabelo e saírem correndo, e pode ser em grande parte ou uma só. Você só vai saber se rolou quando chegar em um salão chorando, porque parece uma vassoura de ponta cabeça atrás da porta, e uma fofa falar bem alto “nossa, mas aqui deu reação, hein!”. E vão te mandar tratar com proteínas, aminoácidos, queratina, selagem, cutícula, escama sei lá o que, além de te dizer que vai melhorar bem, mas bom mesmo só fica quando crescer de novo. Só que no caso da reação, vão te explicar que seu cabelo vai quebrar de qualquer forma naquela parte, então só o que você pode fazer é esperar pelo pior. Valeu, vida!
Loiro e laranja é quase a mesma coisa: Quando sair do salão com a cor que finalmente deseja (e talvez isso demore, porque você vai ficar muitas sessões pedindo mais claro, menos mechado, mais mechado, mais sei lá o que), ainda vão te dizer que seu cabelo vai ficar laranja e que você tem que usar shampoos violeta pra “puxar para o prata”. E é verdade, cinco minutos depois você vai se olhar no espelho e seu cabelo será laranja. E aí vai virar uma maníaca de shampoos prateados violeta, e vai ouvir de todos os profissionais e entendidos que eles ressecam o cabelo, e que a única opção é hidratar muito, com aminoácidos, proteínas, e o resto você já ta cansada de ler aqui…
Ponta podre eterna: E aí você fez tudo certo, alimentou o cabelo com aminoácidos e proteínas, foi ao salão mil vezes por semana, usou shampoo prata violeta, hidratou de novo, rezou, etc. Mas sua ponta vai ficar bagaceira de tempos em tempos. Cheia de pontas duplas e ramificações, fraca, espigada e os profissionais vão te dizer que precisa cortar, isso quando não dizem que precisa cortar muito. E ainda vão dizer que você deveria hidratar (mesmo se você hidratar todos os dias, vão dizer isso) e que a única coisa que vai deixar seu cabelo bom de verdade é… adivinha… deixar ele crescer de novo…. Mas que ele só vai crescer se… ADIVINHA… você cortar muito. Gente, fala sério!
Foto: Getty Images
Fica sarará: E fora todos os problemas que você enfrenta nessa cabeça bonita, se estragou muito o cabelo, ele vai ficar meio enrolado, frisado, estranho, não num ondulado bom, não é cacheado também, é digamos, um tipo de cabelo errado e ponto, que não fica bom com nada, meio poroso, espigado, desnutrido, etc etc. E só fica bonito com escova. Mas aí vão te dizer que escova resseca e quebra, então dizem que você tem que hidratar, alimentar, ai meu Deuuuuus, não agüento mais ouvir isso moço, pára!!!
Compre um carro ou fique loira: Para finalizar, a conta disso tudo. Esqueça o sonho da casa própria, do seu primeiro carro, a viagem para a Europa, esqueça tudo minha filha, o preço de ser loira é muito alto. Cremes pra hidratar em casa, óleos, leave in, troços pra não estragrar (mais) o cabelo com secador, escovas que não quebram tanto, shampoos, shampoos prata violeta, escovas em salão, hidratação em salão, tratamento em salão… e psicólogo. Porque é lá que você acaba depois de tanta tortura, se perguntando qual parte da sua infância te fez querer ser loira e que vazio da vida quer preencher com esse tom de cabelo.
Mas mesmo assim (e digo pois sou loira, a foto ali de cima é antiga), vale a pena e a gente não quer ficar morena nunca mais. Vai entender né…

Nenhum comentário: