domingo, 7 de abril de 2013

Ácido Mandélico: Combate Manchas, Rugas e Acne!

O ácido mandélico é um AHA derivado da hidrólise do extrato de amêndoas amargas que vem sendo largamente utilizado no tratamento da acne, de manchas ( inclusive de peles mais morenas) e do envelhecimento.
Por ser menos irritativo que os outros ácidos e, principalmente, por não reagir ao sol o ácido mandélico é uma excelente opção para quem precisa tratar a pele durante todo o ano, principalmente no verão. Além disso, os efeitos são percebidos rapidamente e duram bastante tempo.
O ácido mandélico combate os agentes inflamatórios e infecciosos responsáveis pela acne e por outras infecções cutâneas. Além disso, a diminuição dos cravos é notável.
ácido mandélico
A melhora nas rugas e linhas finas ocorre porque esse ácido ajuda a reverter a degeneração do colágeno causada pela radiação solar. Por conta disso, é tido que ele ajuda no rejuvenescimento cutâneo.
Quanto as manchas, estudos comprovaram uma redução de até 50% do melasma e outras pigmentações anormais após o primeiro mês de tratamento com ácido mandélico, que atua na inibição da síntese de melanina.
Em relação à acne tem-se que a melhora é visível no caso de pústulas inflamatórias, acne papular, comedões e, ainda, em pacientes acometidos de foliculite. Além disso, pacientes com casos mais graves de acne e rosácea, bem como os que são resistentes aos antibióticos tópicos e sistêmicos. obtiveram melhoras significativas.
Captura de tela inteira 07042013 125004
A concentração que eu uso para manchas é de 6% em gel, mas no caso de tratamento de rugas e queratoses a concentração indicada é de 10 à 13%. Como renovador celular a concentração é de 3% e como hidratante e esfoliante corporal a concentração é de 4%.
A minha experiência com esse ácido está sendo extremamente positiva pois senti uma melhora muito grande, e rápida, na textura e, principalmente, na uniformidade da pele, que está com bem menos manchas.
Sustenta-se, também, que ele ajuda na retração dos poros, mas esse efeito eu não senti ainda, mas há que se levar em conta que eu não tenho poros, eu tenho crateras (com exagero e tudo!hehehehe), mas posso afirmar que os meus poros estão menos obstruídos e isso deve-se a ação levemente esfoliativa que o ácido mandélico proporciona.
Captura de tela inteira 07042013 125307
Também observei que as linhas de expressão estão mais suaves. Não me lembro exatamente quanto custou, mas sei que não foi caro. Além disso, por ser em gel não deixa a pele oleosa e controla a produção sebácea.
Eu amo ácido retinóico só que como moro em uma cidade MUITO quente e que faz sol forte 10 meses por ano fica inviável usá-lo por aqui na maior parte do ano, mas encontrei no ácido mandélico uma excelente opção e não vivo mais sem ele!
Beijos

Nenhum comentário: