segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aprenda a usar - ou não - esmaltes de cores berrantes no ambiente de trabalho Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/boacha

RIO - A moda dos esmaltes supercoloridos, definitivamente, pegou nas mãos das mulheres brasileiras. Inclusive, nas de profissionais dos mais diversos setores. A indústria de cosméticos não para de inventar novidades: são tons cítricos, holográficos, com efeito craquelado, além de adesivos e uma espécie de contact com estampas de oncinha, listras, bolas. Pega bem no mundo corporativo? Para consultoras de imagem, a regra geral - ou seja, salvo algumas exceções de ambientes de trabalho totalmente informais - é manter a sobriedade na forma de se apresentar, o que inclui unhas e maquiagem.

- Sendo assim, essa profusão de cores num ambiente de trabalho mais formal não é muito bem vista, já que desconcentra todo mundo - explica Milla Mathias, consultora de moda e imagem.

Patrícia Veiga, coordenadora de moda do Caderno Ela, do GLOBO, ressalta que, assim como na escolha da roupa a ser usada no trabalho, é preciso ter bom senso ao eleger a cor das unhas:

- O esmalte se transformou em acessório. Tem vida própria. Quem trabalha em ambientes formais, onde a regra é se vestir de forma discreta, não há lugar para decotes ou balangandãs. E as unhas devem seguir o mesmo padrão. Não pega bem o uso de cores berrantes. Imagine, por exemplo, uma advogada, que precisa passar seriedade, aparecer com uma unha pintada de rosa chiclete ou verde limão. Não combina.

Leia também: Saiba escolher a roupa mais apropriada para usar no ambiente de trabalho

Patrícia lembra que as mãos chamam muito a atenção, seja qual for o ambiente. E se as unhas estiverem pintadas com cores muito vibrantes ou com desenhos chamativos, certamente vão se destacar mais do que a profissional em questão.

Para profissionais como as advogadas, arquitetas, executivas em geral e médicas, as melhores opções são as cores neutras ou mais fechadas, como vinho, chocolate, rosas, branco e tons de nude, completa Milla. Cores berrantes só devem ser usadas por profissionais de áreas mais descontraídas, como moda e publicidade ou por artistas, diz:

- Mesmo assim, na minha opinião, nessas profissões, se quiser usar esmaltes coloridos, eles devem ser em cores mais discretas.

Para Milla, nem na época da Copa do Mundo, quando a mulherada aderiu à onda patriota e pintou as unhas de verde, amarelo ou azul, executivas e profissionais que ocupam cargos de chefia devem deixar a etiqueta de lado.

- Como é que uma mulher que ocupa um cargo de chefia vai transmitir credibilidade e sobriedade com as unhas berrantes? Na minha opinião, é totalmente contraditório.

Cores estravagantes, brilhos, desenhos e adesivos não são aconselháveis para o ambiente de trabalho/Foto>Marizilda Cruppe - O Globo

E para aquelas que insistem em se aventurar nos esmaltes chamativos, Patrícia dá um conselho importante: tenham sempre as unhas impecáveis:

- Qualquer pedacinho descascado dá a impressão de desleixo.

Na entrevista de emprego ou começando em um novo trabalho

Para a profissional que foi chamada para uma entrevista de emprego ou que está começando em um novo trabalho, discrição é a regra número 1. E isso inclui a cor do esmalte. Nesses casos, diz Milla, como a candidata ou nova funcionária não conhece a política da empresa e, com certeza, está sendo observada e testada, é melhor optar por esmaltes brancos ou rosa translúcidos:

- Unhas coloridas, em tons de vermelho fogo/paixão podem ser consideradas sexy demais para certos ambientes e cargos. E isso com certeza não vai agradar o entrevistador, o chefe ou a empresa .

De acordo com Patrícia, a profissional que chega a um novo trabalho deve, antes de tudo, observar se naquele local há um código em relação ao vestuário e se cabe usar este tipo de acessório para não destoar, aconselha a coordenadora de moda do Caderno Ela:

- Em muitas empresas não há nada explícito em termos de etiqueta corporativa, mas deve-se estar atento em como os outros estão se vestindo, inclusive nas cores das unhas, para não dar mancada.

Cabelos, um negócio à parte

As regras para os cortes e as cores dos cabelos são as mesmas dos esmaltes e maquiagem. Se a profissional trabalha em uma empresa e cargo formais, manter a discrição e não ousar muito são fundamentais:

- Quando mais sóbrio, melhor. Respeite também o seu tom de pele. Se você é morena, não tente ser loira - aconselha Milla.

Segundo ela, o ideal é usar o cabelo meio preso ou preso, no caso de fios longos. Para quem prefere cabelos curtos, o conselho é não optar por cortes muito estilizados:

- E nada de chegar no trabalho com o cabelo molhado. Um secador é sempre muito bem vindo!




Nenhum comentário: