segunda-feira, 25 de abril de 2011

Investir na altura dos sapatos é a grande tendência da moda para o inverno de 2012


Paixão feminina pelos sapatos fica evidente com o enorme crescimento de blogs especializados

Patrícia Lima / Revista CatarinaSapatos tornaram-se itens fundamentais para completar os looks mais básicos das coleções - Divulgação

Sapatos tornaram-se itens fundamentais para completar os looks mais básicos das coleções
Foto:Divulgação

Que as mulheres são loucas por sapatos já é senso comum na nossa sociedade. Mas esse vício feminino parece ter ficado ainda mais evidente de alguns anos pra cá e ganhou destaque no mundo da moda através de movimentos que a economia mundial vivenciou. Desde a crise econômica de 2008, onde, naquele momento, o mercado da moda ficou mais contido e se viu obrigado a produzir moda mais clássica, já que o consumidor preferia investir em peças duráveis, os sapatos tomaram o caminho inverso e viraram produtos possíveis de traduzir as tendências mais inovadoras. Então, se as roupas estavam menos criativas e todos compravam uma moda mais clássica, o consumo da inovação seria direcionado para outro produto, como os sapatos.

Mais acessíveis financeiramente (naquele momento), tornaram-se itens fundamentais para completar os looks mais básicos das coleções. Desde então, temos visto o setor calçadista investir em design e apostar na diferenciação do produto. Essa paixão fica evidente com o enorme crescimento dos blogs especializados em sapatos. O mais famosos no mundo da moda, Jack and Jill, ganhou as páginas da revista Vogue e passou a ser referência de cobertura dos eventos de moda. Agora, além do foco estar nas ruas, está também nos detalhes e nos pés. E o que se encontra no blog, que publica as pessoas mais bem vestidas, não está nas lojas, mas já se encontra nas feiras especializadas.

A Premiere Classe, uma das principais mostras do mundo, apresenta todas as propostas de produto diferenciado. Pelos corredores é possível encontrar os sapatos mais inovadores e arrojados.

Para ficar por dentro do inverno 2012, conheça algumas das tendências apresentadas:

- Os saltos continuam altíssimos, com plataformas ou sem, o importante é investir na altura

- As peles também aparecem em detalhes em sapatos e bolsas

- Aviamentos como zíper ganham destaque

- Os solados ficam ricos em detalhes, passam a fazer parte do design do produto

- A febre do "colour blocking" vai além das roupas, chega até os sapatos

- Os modelos masculinos ganham toque de feminilidade com brilhos




Nenhum comentário: