terça-feira, 21 de agosto de 2012

Encare a minissaia sem medo da celulite


 

mulher de minissaia
Texto
Foto:
Alimentação
Café, chocolate e álcool. Se você não abre mão deles no dia a dia, está abrindo caminho para que a celulite se instale no seu bumbum. "É importante ressaltar que esse não é apenas um problema estético. Indica também que o organismo não está funcionando da melhor forma e está sobrecarregado", diz a especialista em endocrinologia e nutrição médica Silvia Bretz, do Rio de Janeiro. Quer mesmo dar uma ajudona ao seu corpo? Tente eliminar do menu os alimentos da nossa lista negra e siga o cardápio elaborado pela nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde, sempre que precisar de um detox express para combater a celulite.

Lista negra de alimentos
· Cafeína e álcool: Eles provocam constrição em pequenos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e favorecendo o inchaço, que piora o problema. O que restringir ao máximo: café, xarope de guaraná, chá preto e erva-mate, refrigerantes à base de cola, bebidas alcoólicas.

· Alimentos refinados, açúcar, gorduras saturadas e corantes: Uma alimentação rica em calorias aumenta o acúmulo de gordura e prejudica o trabalho do fígado na eliminação de toxinas, favorecendo o aparecimento dos furinhos. O que restringir ao máximo: biscoitos recheados, açúcar, fast food, chocolates, frituras.

· Sódio: Ele causa retenção líquida, o que agrava o quadro. Na hora de cozinhar, troque o sal comum pelo light, que tem 50% menos sódio na sua composição. "Prefira usar temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão. Além de darem um ótimo sabor à comida, carregam antioxidantes", ensina Flávia Morais. O que restringir ao máximo: sal comum, alimentos em conserva, industrializados, enlatados e embutidos.

Tem remédio... mas não é milagre
Algumas pílulas prometem amenizar o problema, desde que sejam usadas dentro de um programa de atividade física + reeducação alimentar, num período mínimo de três meses.

1. CelluliSolution, Rennovee (64 cápsulas), tel. 0800 412423. As vitaminas e minerais da fórmula promovem a quebra de gordura localizada e ativam a microcirculação sanguínea.
2. Cellu Lipo, Nutricé (60 cápsulas), tel. 11 4662 7305. Entre os componentes, estão o cromo (favorece a formação de colágeno), o silício (participa na produção de fibras de colágeno e elastina, auxiliando no controle da flacidez e da celulite) e o magnésio (previne retenção de líquidos).

Produtos cosméticos
Há quem duvide que algum creme possa ajudar a diminuir com a celulite. Mas não é bem assim: ao usá-los diariamente, os resultados aparecem. "Recomendo tratamentos feitos com cremes manipulados e outros industrializados", conta a dermatologista Márcia Pontes Fajardo, do Rio de Janeiro, membro da International Society of Dermatology.

Modo de usar
· Dê preferência às texturas hidratantes e ultrapenetrantes.
· O banho morno aumenta a microcirculação e melhora a absorção dos ativos; só não vale usar óleo corporal ou hidratante in shower durante o banho.
· Espalhe o produto com as mãos. Massageadores podem ser usados antes (para ativar a circulação) ou depois da aplicação.
· Nas pernas e glúteos, os movimentos devem ser circulares e de baixo para cima.

produtos para celulite

1. Body Creator Aromatic Gel, Shiseido, tel. 0800 148023. O gel com cafeína penetra na pele e acelera o metabolismo e a quebra de gordura. Tem também o extrato de Houttuynia cordata, que ativa o metabolismo de líquidos.

2. Sculpt Intervention Perfect Forms, Germaine de Capucc ini, tel. 11 2169 2969. Tem efeito lipo-reverse, ou seja, combate o aspecto casca de laranja e a flacidez causada pelo aumento das células de gordura.

3. Phyto-Svelt Global, Sisley, tel. 0800 7710067. Reduz o tamanho das células de gordura e o tempo de formação de novos adipócitos, além de combater a retenção de líquidos.

4. Creme para Celulite Body Ac tive, Mezzo, tel. 0800 775666. Feito com extratos vegetais de marapuama e catuaba, pfáfia e flavonoides, ativos que diminuem os sinais de celulite (casca de laranja e acolchoado).

5. Bye-Bye Celulite Serum Redutor de Celulite, Nivea, tel. 0800 7764832. A promessa é boa: dez dias para os primeiros resultados. A fórmula tem extrato de lótus e L-carnitina.

6. Body Esthetic Spray Anticelulite, Veer, tel. 0800 7278337. A fórmula com cafeína, escina, sinefrina e extrato de solidago minimiza os furinhos e a perda de firmeza da pele.

7. Aqua Destock, Vichy, tel. 0800 7011552. Gel-creme com efeito drenante. Ideal para quem sofre com um dos problemas que agravam a celulite: a retenção de líquidos. Tem cafeína pura.

8. Natura Chronos Corpo Bio- Redutor, tel. 0800 115566. Indicado para a redução de celulite e medidas, pois quebra a gordura localizada, evita o acúmulo de gorduras e promove mais firmeza à pele.

Exercícios físicos
Se você acha que só vai conseguir derreter a celulite com muito suor, está enganada: tão importante quanto molhar a camiseta é fazer exercícios localizados. Isso porque combatem o outro mal que anda de mãos dadas com os furinhos: a flacidez. Importante: antes de tudo, visite seu médico e certifique-se de que está apta a praticar atividade física.

Mitos e verdades
· Só tem celulite quem está acima do peso - Mito
Se você já analisou a concorrência na praia, sabe a resposta: os furos atacam tanto magras quanto gordinhas. Se aquela sua amiga magérrima tiver predisposição, comer mal e for sedentária, é bem possível que também desenvolva o problema. Nada mais justo, uma vez que ela já tem uma barriga chapada, não acha?

·Pílula anticoncepcional dá celulite - Verdade
De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, professor titular do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, no Rio de Janeiro, certas pílulas desencadeiam alterações hormonais e a retenção de líquidos, dois problemas que pioram a situação.
· Água com gás e refrigerante aumenta a celulite - Mito
Se você acha que o vilão é o gás, está enganada. Não há comprovação de que ingerir água gaseificada dá celulite. O mesmo não acontece com o refrigerante: todos eles têm elementos que sobrecarregam o organismo e pioram a aparência da pele, mesmo os dietéticos ou sem calorias.
· Usar roupa apertada piora o quadro - Verdade
Peças muito justas são um convite aos furinhos, sim, pois elas dificultam a circulação sanguínea e a drenagem natural nas pernas e glúteos. Como o aparecimento do aspecto casca de laranja envolve as circulações sanguínea e linfática, roupas apertadas fazem a celulite aparecer com mais facilidade em pessoas predispostas.

· Celulite não some, principalmente as de grau 4 - Mito
"Pacientes com grau 4 devem se tratar com médico vascular ou clínico-geral, pois o tecido fica endurecido devido ao acúmulo de gordura e o sistema circulatório precisa ser tratado com cuidado", diz Regina Ferraz, esteticista da Clínica José Bento de Souza, em São Paulo.

Nenhum comentário: