quinta-feira, 1 de março de 2012

7 alimentos que parecem ser mais saudáveis, mas não são Comidas light são exemplos que podem dar a impressão de serem melhores do que as versões tradicionais, mas, algumas vezes, são verdadeiras armadilhas


Sheila Oliveira / Boa Forma
Biscoito individual integral
Apesar de ter um pouco mais de fibras, o biscoito individual integral tem propriedades muito parecidas com as do tradicional
São Paulo – Em uma dieta para emagrecer ou para tornar a alimentação mais saudável, é comum trocar ingredientes por outros aparentemente menos calóricos ou gordurosos. No entanto, há algumas substituições que podem não valer a pena, seja porque não fazem real diferença no resultado, seja por prejudicar a saúde.
De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, certos alimentos light, diet e assados são alguns dos tipos de comida que se encaixam nesse grupo que nem sempre é aliado do organismo saudável. Confira a seguir sete exemplos citados pela nutricionista.
Nuggets de frango assados
As palavras “frango” e “assado” podem induzir muita gente ao erro de pensar que nuggets podem ser adicionados à dieta de maneira indiscriminada, mesmo quando não são fritos. “Sabe-se que esse alimento não é composto puramente de frango, como um filé. Há uma mistura de outros ingredientes. Ainda assim, o empanado é feito de farinha refinada, que não é saudável”, afirma a nutricionista Roseli.
Creme de leite light
Ter o nome “light” no rótulo nem sempre significa que o alimento é mais recomendado do que sua versão tradicional. Esse é o caso do creme de leite light. De acordo com Roseli Rossi, é preciso ter cuidado ao pensar que esse ingrediente é o ideal para quem está de dieta.
Apesar de uma porção de 15 gramas do creme de leite tradicional ter 3,8 gramas de gorduras totais e a light ter 2,3, o índice de sódio é maior na segunda (que possui nove gramas, enquanto, no original, a quantidade é seis), o que, quando em excesso, pode prejudicar a saúde. “Embora o teor de gordura tenha diminuído, o sódio aumentou e não é saudável o suficiente, nem magro. Por isso, orienta-se ser usado muito eventualmente”, afirma.
 Leite condensado desnatado
Ao analisar a tabela nutricional que compara o leite condensado tradicional ao desnatado (ou light), é possível perceber que a troca não é tão vantajosa quanto parece. Roseli Rossi chama a atenção para o fato de que, apesar de a quantidade de 1,6 gramas de gorduras contidas em 20 gramas do produto original ser reduzida a zero na versão desnatada, os carboidratos simples aumenta de 11 para 12 gramas (e o sódio vai de 20 para 26 gramas).
Isso, segundo ela, muda muito pouco na redução calórica (de 65 calorias em 20 gramas do tradicional, o valor cai para 55, no desnatado), principalmente quando o consumo é frequente e as quantidades são generosas.
Queijo mussarela light
Seja tradicional ou light, a recomendação da nutricionista é que o consumo de queijos amarelos, como a mussarela, seja sempre moderado. Isso porque, apesar de a versão light ser um pouco melhor do que a tradicional, a quantidade de gordura saturada, que pode causar sérios danos à saúde, como problemas cardiovasculares, permanece a mesma em ambas as versões.
Sanduíche natural
Se não for preparado com os ingredientes adequados, a saúde que um sanduíche natural pode proporcionar é praticamente a mesma de um hambúrguer ou de um cachorro-quente. “Os naturais podem ser mais saudáveis sim, desde que não sejam elaborados com recheios e combinações muito calóricas como muita maionese, embutidos gordurosos, queijos amarelos, pão de forma tradicional”, afirma a nutricionista.
Para que o sanduíche natural não seja uma propaganda enganosa de saúde, ele precisa ter como matérias-primas pão integral, legumes e vegetais, como cenoura, tomate e alface, azeite ou pouca maionese ou requeijão light. Na parte proteica, o melhor é escolher aves, peixe ou ricota.
 Maionese light
Substituir maionese tradicional pela light pode ser o mesmo que trocar seis por meia-dúzia. Segundo a nutricionista, é preciso ter muito cuidado na ingestão desse alimento. Uma vez que ele tem ovos como base da receita, não apenas as calorias, mas o colesterol pode ser um vilão, principalmente para o sistema cardiovascular.
Em muitas marcas, mesmo a maionese light tem a mesma quantidade de colesterol da tradicional (2,2 miligramas para cada porção de 12 gramas, ou uma colher de sopa). “Inclusive a versão light também mantém os níveis de gorduras bem semelhantes e o sódio ainda um pouco maior, o que demonstra que a substituição não favorece tanto à saúde e a perda de peso”, afirma Roseli Rossi.
Biscoito salgado de pacote individual integral
Ter “integral” no rótulo pode fazer com que as pessoas acreditem que os biscoitos salgados individuais sejam uma escolha mais saudável do que os tradicionais. Essa conclusão, no entanto, nem sempre é a mais correta.
Mesmo levando mais fibras em sua composição, essa diferença não é tão significativa em relação às versões clássicas, segundo Roseli . “Além disso, esses biscoitos são calóricos, por causa do teor de gordura, e ainda são ricos em sódio, em ambas as versões”, afirma.

Nenhum comentário: