quarta-feira, 21 de março de 2012

Sol X Depressão


Inúmeros estudos já comprovaram que as pessoas que moram em locais quentes são mais felizes do que as que moram em locais frios ( eu seria felicíssima morando no gelo, porque detestoooooooooooooooo calor!), o que demonstra a influência do sol no bom humor e no bem estar.
Isso é fácil de observar quando a gente compara o inverno com o verão… No verão parece que fica um clima de alegria no ar… Ficamos mais dispostas, receptivas e interagimos bem mais que no inverno, que já tem “cara” de isolamento e, quase sempre, nos deixa mais quietas e distantes.
Essa diferença ocorre por causa da incidência da luz solar.
840079425e47f5ae64d858cef4ccdee1 Sol X Depressão
Foto: Reprodução
Como atua no sistema nervoso, já que a vitamina D está relacionada com a liberação  de endorfina e outras substâncias associadas a sensação de bem estar, o sol melhora a disposição e é um importante aliado no combate a depressão.
Como se sabe, a depressão está relacionada à falta de endorfinas, e na medida em que a luz solar ajuda na liberação de endorfinas, ajuda, também a combater a depressão.
A luz solar ajuda na liberação de serotonina e dopamina, e também, na redução dos níveis de melatonina.
A serotonina é a substância do bem estar que ajuda, ainda, na melhora do humor.
A dopamina é estimulante e proporciona mais energia e disposição.
A melatonina, por sua vez, tem a função de regular o sono, e como a luz solar reduz os seus níveis, ficamos mais dispostos e “acordados”.
Então, caso esteja sem energia pra nada e desanimada, experimente  fazer algum exercício ao ar livre ou se expor ao sol durante 15 minutos por dia. Isso, com certeza. fará diferença no seu humor!
Beijos

Nenhum comentário: