quinta-feira, 1 de março de 2012

Comer À Noite Engorda?


Passei a vida inteira escutando que comer à noite engordava, e volta e meia lia algumas coisas que diziam que isso era mito e tal.
Até que essa semana li uma reportagem que dizia, com base em estudos realizados na Northwestern University, nos EUA, exatamente o contrário.
Daí bateu a dúvida…
Teoricamente, a gente engorda se o consumo de calorias for mais do que o nosso gasto calórico diário.
P.s: Alguém me explica porque Bruno, meu primo de 15 anos, come 3 vezes mais do que eu e continua magro de dar dó, enquanto eu, que vivo de folha, tô parecendo uma bolinha???? Metabolismo, explique-se já!
comer muito a noite realmente faz mal Comer À Noite Engorda?
Foto: Reprodução
Apesar disso, sabe-se que no período noturno o metabolismo diminui e, por isso, é indicado ingerir comidas mais leves, até mesmo para evitar desconfortos durante o sono.
Eu sempre achei que se o metabolismo diminuísse, o peso aumentaria…
Mas os resultados do estudo que falei acima não estão relacionados com o metabolismo,  e sim com o ritmo circadiano, que é o nosso relógio biológico.
O ritmo circadiano, supostamente, apontaria o horário de comer, de dormir e de acordar, influenciando, dessa forma,  na absorção da energia contida nos alimentos.
Por isso, quando a gente se alimenta no horário em que deveríamos estar dormindo, engordamos mais.
Esse estudo foi feito da seguinte maneira: durante 6 semanas, dois grupos de ratos foram estudados, sendo que um grupo comia no período normal e outro comia no período errado.
No final do estudo, os ratos que comeram no período errado estavam 48% mais gordos, enquanto os ratos que se alimentaram na hora corretar tiveram apenas 20% de ganho de peso.
Isso prova que comer no período noturno engorda mais, mesmo que você ingira a mesma quantidade do período diurno.
Ou seja, vamos começar a reduzir as porções no período noturno, né?
Beijos

Nenhum comentário: