segunda-feira, 5 de março de 2012

O saudável sabor da pimenta







A pimenta    
A pimenta vem conquistando espaço no reduto dos alimentos funcionais. Além de ser um ótimo condimento na cozinha, perfeito para garantir um sabor especial às refeições, é também uma aliada da boa saúde.

Os benefícios que os povos primitivos descobriram há milhares de anos agora estão sendo comprovados pela ciência. Com propriedades farmacológicas importantes, essa plantinha ardida tem ação antioxidante, bactericida e descongestionante. 

As substâncias picantes da pimenta ajudam a melhorar a digestão, já que estimulam o estômago a produzir secreções, favorecem a cicatrização de feridas e são anti-inflamatórios potentes. Tudo isso devido a princípios ativos chamados capsaicina e piperina, encontrados nas pimentas.   

Essas substâncias atuam em várias áreas do corpo e ajudam a aliviar dores de cabeça, controlar os níveis de glicose no sangue, aumentar a capacidade pulmonar e ajudar no tratamento de rinite alérgica. São substâncias estimulantes do metabolismo e, por isso, também provocam a liberação de endorfinas, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. 

Por conter bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer, as pimentas também são ótimas opções para a prevenção da doença. Com poder bactericida, também ajuda a estimular a recuperação imunológica. 

Seja em conservas, molhos, azeites, geleias, bombons, trufas ou chocolates, elas são perfeitas para manter o bom funcionamento do organismo. Para isso, o segredo é utilizá-la de forma moderada e equilibrada.

Conheça os tipos de pimenta mais utilizados na nossa culinária e seus benefícios:

Pimenta caiena – com sabor bastante picante, é usada para incrementar o sabor de peixes, carnes e picles. Contém componentes anticoagulantes, que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial. 

Pimenta calabresa – de sabor forte e picante, combina perfeitamente com molhos vermelhos e aperitivos. Contribui para amenizar os sintomas da enxaqueca e mata bactérias existentes em nosso organismo.

Pimenta-da-jamaica – pouco picante e ligeiramente adocicada, é perfeita para acompanhar peixes, frangos, frutos do mar, doces, tortas e pudins. Auxilia no rejuvenescimento da pele. 

Pimenta-de-cheiro – bastante perfumada, ela é ideal para saladas e carnes brancas. Auxilia no combate ao envelhecimento.

Pimenta dedo-de-moça – de aroma suave, a mais consumida no país, é perfeita para quem gosta de temperos mais leves. Ajuda na má digestão, alivia dores de cabeça e problemas musculares.

Pimenta-do-reino branca – menos picante que a preta, é recomendada para peixes, molhos brancos e saladas. Tem ação expectorante e ajuda a dissolver o muco dos pulmões.

Pimenta-do-reino preta – perfeita para acompanhar carnes, peixes, molhos, saladas e conservas. Age como descongestionante.

Pimenta-malagueta – presente em vários pratos da culinária braileira, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, auxilia no melhoramento de dores em geral e ajuda o estômago a digerir melhor os alimentos. 

Pimenta síria – ideal para condimentar pratos da culinária árabe. Contribui para a melhora da digestão e diminuição de gases no organismo.

Nenhum comentário: