sábado, 20 de outubro de 2012

Cenoura – muitos benefícios para pele e saúde!

Cenoura 2 Cenoura – muitos benefícios para pele e saúde!
Ontem falamos dos benefícios da banana para nossa saúde, pois são muitos. Aproveitando essa linha, hoje vamos falar sobre a cenoura, pois ela também nos traz muitas coisas boas. Ela nos trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico, e previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
A cenoura é rica em vitamina A, B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Contém também sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.
O betacaroteno é responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A, dentro do organismo) e ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. O betacaroteno também é responsável por manter a pele saudável. Devemos consumir pelo menos 100g (Cem gramas) de cenoura por dia.
A cenoura é um alimento antioxidante, que nos ajuda a combater os radicais livres, e assim evita o aparecimento das rugas e o envelhecimento precoce da pele.
O iodo é primordial à glândula tiroide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.
Especialistas também nos indica comê-la crua, sem nenhuma manipulação, pois é excelente para fortalecer os dentes das crianças e adolescentes.
Caso deseje ralar a cenoura, é indicado consumi-la em seguida, caso contrário deixe na geladeira, pois enquanto ela está fechada, a cenoura está no escuro e não entra em contato com a circulação do ar.
Fazer sucos na centrífuga, pois a vitamina A, em contato com a luz, perde sua potencialidade, por isso não é aconselhável fazer o suco no liquidificador.
A maneira que aproveita menos os nutrientes é cozinhando, pois a fervura, principalmente demorada e o vapor, desintegram os nutrientes, sendo que o grelhado é o menos agressivo.
Lembrando que alimentos ricos em carotenoide, substância encontrada em maior concentração na cenoura, mamão e abóbora, favorece um bronzeamento mais rápido. Esses alimentos devem ser consumidos em grandes quantidades – 15 a 25 mg diários, o que equivale a duas cenouras por dia, por exemplo.
Espero que tenham gostado

Nenhum comentário: