sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Como Maximizar O Efeito Dos Cremes Faciais?

Muitas vezes a gente compra bons produtos, mas acaba não obtendo os efeitos desejados.
Em muitos casos, é a falta de conhecimento, e não o produto em si, que “travam” os efeitos.
O intuito do post é mostrar como maximizar os efeitos dos cremes faciais para tirar o maior proveito deles.

Antes de Começar

O melhor momento para aplicar um creme facial é após o banho quente, que “abre” os poros, o que aumenta a absorção dos ativos presentes na formulação e, consequentemente, potencializa a ação dos cremes.
O uso de sabonetes levemente esfoliantes durante o banho, como os que contém ácido salicílico, ajudam a limpar os poros, o que também facilita a absorção dos ativos.
shutterstock 52888402 Como Maximizar O Efeito Dos Cremes Faciais?
Foto: Reprodução
Vale lembrar que os cremes faciais NÃO podem ficar expostos a luz solar e ao calor.

A Aplicação

Os cremes faciais devem ser aplicados acompanhados de uma massagem suave e rápida, porque isso ajuda na penetração dos ativos.
Pra quem usa cremes antes de dormir, o correto é dar um intervalo de ao menos 30 minutos entre a aplicação e o momento de se deitar.
Caso use muitos cremes na pele, dê uma pausa entre um e outro para que a pele possa absorver corretamente o produto. O tempo médio é de 20 minutos.

Tempo de Ação

Para quem não entendeu, o tempo de ação é o lapso temporal entre a aplicação de um produto e outro, ou entre a aplicação e a limpeza ou lavagem da pele.
Esse tempo de ação depende de cada ativo, mas alguns fatores, como o tipo de pele, influem na absorção e na ação dos produtos.
Assim peles mais finas e mais jovens, absorvem e metabolizam os ativos mais rapidamente do que as peles mais grossas e maduras.
São MUITOS ativos, então falarei somente dos mais conhecidos, como o ácido retinóico, glicólico e salicílico, o DMAE e a hidroquinona.
O ácido retinóico age na pele (meia vida) por 50 minutos, e depois disso a concentração do produto começa a cair. Isso significa que, em média, 50 minutos após a aplicação do ácido retinóico, pode-se, por exemplo, lavar a pele, pois ele já foi absorvido.
A “meia vida” do ácido glicólico é de 20 a 40 minutos, enquanto que a do ácido salicílico é de até três horas, assim como o DMAE.
A hidroquinona possui uma meia vida mais longa, de doze horas.
Isso é importante porque evita o desperdício, já que a gente sabe certinho após quanto tempo pode, por exemplo, lavar a pele sem “perder” a ação do produto.
Beijos

Nenhum comentário: