terça-feira, 15 de maio de 2012

Aeróbico antes ou depois da musculação?!


Meninas,
Quando entramos na academia e começamos a fazer treinos de musculação, é muito comum surgirem algumas dúvidas, e uma delas é a respeito de qual o melhor momento para fazer uma atividade aeróbica: antes ou depois do treino de musculação?
Para emagrecer, o que conta é que o balanço calórico geral seja negativo, então, pensando assim, fazer aeróbico antes ou depois dá no mesmo. Acontece que, quando deixamos para fazer o aeróbico no final do treino, acontece uma potencialização da queima de gordura. Vamos entender o por quê.
aerobico anaerobico Aeróbico antes ou depois da musculação?!
Foto: Reprodução
Quando fazemos exercícios físicos, a primeira fonte de energia gasta é o glicogênio muscular, e só depois é que o corpo usará a gordura como energia. Assim, na musculação se queima primeiro o glicogênio, esgotando-o como fonte de energia e, quando chega no aeróbico, a energia gasta seria das gorduras.
Quando o aeróbico vem antes da musculação, o corpo leva, em média, de 20 a 25 minutos para reduzir os níveis de glicogênio e começar a usar a gordura como energia. Ou seja, seria necessário um maior tempo de aeróbico para começar a perder gordura.
Além disso, a musculação é superimportante para acelerar o metabolismo e manter o gasto calórico no pós-treino. Isso por que os músculos (massa magra) aceleram o metabolismo basal fazendo com que o corpo gaste mais energia, mesmo parado.
Então, para emagrecer, é preciso treinar musculação, para aumentar a massa magra corporal, treinar aeróbico após o treino de peso e, principalmente, ter uma alimentação equilibrada.
Beijão!

Nenhum comentário: