quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Alimentação de Verão


A alimentação no verão muda… E tem mesmo que mudar, porque não dá pra, num calor desses, se jogar na feijoada, nos queijos gordurosos, nas carnes suculentas e nas comidas mais pesadas, né?
Quanto mais quente estiver o dia, mais leves devem ser os alimentos. Assim, optem por frutas, legumes e verduras, que são ricos em vitaminas e fibras, além de serem leves e refrescantes.
Folhas verdes e saladas são sempre bem vindas, tomando cuidado com os molhos, que não devem conter maionese. Prefiram sempre temperar a salada com limão, azeite, mostarda e vinagre.
Plano de verao dieta detox desintoxicacao Alimentação de Verão
Para quem não abre mão das saladas cremosas, que são recheadas de maionese, a dica é substituir a maionese por iogurte sem sabor, que garante o mesmo efeito.
Devem ser evitados os alimentos muito gordurosos, como manteigas, bacon e creme de leite.
Peixes, crustáceos, frangos e carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas são as mais indicadas, pois são de digestão mais rápida.
Já as sobremesas devem ser bem refrescantes, como sorvetes, gelatinas, saladas de frutas e picolés.
É indispensável prestar atenção na conservação dos alimentos, que devem ser mantidos refrigerados, já que o calor acelera a degradação e favorece o surgimento de fungos e bactérias.
Além disso, os alimentos devem ser bem lavados e acondicionados em recipientes adequados. A higiene é sempre muito importante, pois o consumo de alimentos contaminados leva a quadros de verminoses, gastrenterites e infecções estomacais.
Como medida de precaução, evitem, sobretudo na rua, alimentos de fácil contaminação, como molhos, queijos e maioneses, pois eles costumam ficar sem refrigeração por muito tempo, o que pode causar problemas.
Por último, mas não menos importante:  tomem bastante líquido! Sucos, chás gelados e água de coco ajudam a manter o corpo hidratado e não pesam na dieta!
Seguindo essas dicas, vai ser fácil passar um verão saudável e magrinho!
Beijos

Nenhum comentário: