quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Doce no café da manhã ajuda a emagrecer

Ingestão moderada reduz apetite por açúcar no resto do dia, revela estudo

 
TEL AVIV. Boa notícia para quem quer emagrecer, mas sem abrir mão dos doces. Por incrível que pareça, comer um pedaço de bolo no café da manhã pode ajudar no emagrecimento a longo prazo, segundo revela uma pesquisa israelense publicada na revista especializada “Steroids Journal”. Segundo a pesquisa, de manhã, quando o metabolismo humano é mais acelerado, a ingestão moderada de doces pode reduzir o apetite por açúcar no resto do dia e levar a uma perda de peso mais efetiva e constante.
O artigo expõe os resultados de uma pesquisa feita pela Escola de Nutrição da Universidade Hebraica de Jerusalém e o Centro Universitário Ariel com 193 homens e mulheres obesos, sedentários e não-diabéticos. Por 16 semanas, eles foram divididos em dois grupos, cada um com um tipo de café da manhã, apesar de manterem o mesmo nível de calorias diário: 1.600 para homens e 1.400, para mulheres. Metade das cobaias recebeu uma refeição matutina que consistia apenas em 300 calorias, com baixo nível de carboidratos. A outra metade recebeu o dobro de calorias, 600, divididas entre carboidratos e proteínas, além de um tipo de doce: uma barra de chocolate, um pedaço de bolo ou uma rosquinha.
A diferença entre os dois ficou aparente quatro meses depois do fim da dieta inicial. Os que puderam comer doces de manhã perderam mais cinco quilos, em média (passando de 91,2 para 70,6 quilos) e relataram ter menos ânsia de comer e mais saciedade durante o dia. Já os membros do grupo com o café da manhã mais restritivo ganharam peso e quase voltaram ao nível anterior ao da dieta, 32 semanas antes.


Nenhum comentário: