terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Você Sabe De Que O Seu Cabelo Precisa?


Muitas vezes recebo e-mails falando que nenhum produto funciona nos cabelos, que nada segura e que nada dá jeito. Isso realmente existe?
Eu tinha essa dúvida também… Nunca entendi direito porque um produto apresentava resultadosmaravilhosos em um cabelo e não dava resultado nenhum em outro. Até que eu aprendi a “ouvir” o meu cabelo! Juro valendo e não tô doida ( pelo menos eu acho…hehehehe)!
A gente tem que aprender a entender o que o cabelo precisa, é simples assim! De nada vai adiantar você hidratar os fios,  se o seu cabelo precisa de reconstrução, assim como vai ser dinheiro jogado fora reconstruir um cabelo que precisa de nutrição, entendem?
A hidratação serve para repor água e sais minerais. Só! É a mesma coisa de quando a gente está desidratada e toma soro para reposição hídrica.
Quando o cabelo precisa de hidratação? Quando ele está opaco e sem elasticidade! Pense bem: se a sua pele está esticada, sem elasticidade, você vai fazer o que primeiro para que ela volte a ter elasticidade? Tomar água! Repor líquidos! Se ressecou, tem que fazer hidratação primeiro.
A máscara de hidratação não precisa ser cara e as baratinhas de farmácia cumprem MUITO bem o seu papel. As da Novex, da Seda e da Pantene, dentre outras, são excelentes para isso.
2011 10 241 Você Sabe De Que O Seu Cabelo Precisa?
A hidratação deve ser feita uma vez por semana, intercalando com uma máscara de nutrição, até que os fios se recuperem.
A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes. Todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os fios estão com muito frizz, sem peso e sem brilho.
As máscaras nutritivas são as que contem os óleos e as manteigas, como, por exemplo,  manteiga de cacau, de cupuaçu, de Karité, o tutano, o óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol.
Um exemplo de máscara nutritiva é a Máscara de Tutano, da Bioextratus, que contém tutano, manteiga de karité e ceramidas. Outros exemplos: Máscara de Tratamento Opti Smooth, da Matrix, e a Masquintense , da Kérastase.
Ao nutrir os fios ele ficará mais emoliente, mais brilhoso, mais definido, mais pesado e protegido, já que a nutrição forma um filme lipídico que protege o cabelo das agressões externas.
O ideal é nutrir os fios após cada duas hidratações, até que os fios se recuperem e ganhem brilho e peso.
A reconstrução capilar vai realizar a reposição proteica para recuperar a estrutura da fibra capilar após procedimentos químicos ou devido aos desgastes ambientais ou mecânicos ( chapinhas e escovas) que resultaram em perda de massa capilar.
2011 10 2411 Você Sabe De Que O Seu Cabelo Precisa?
Máscaras reconstrutoras são compostas por queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas que irão selar as cutículas, diminuindo a porosidade dos fios, fortalecer o cabelo e repor a massa capilar.
Aqui vale fazer algumas ressalvas.
NUNCA façam uma reconstrutora antes de hidratar e nutrir os fios, porque eles ficarão ainda mais ressecados e podem vir a quebrar. Por isso, antes de sair cauterizando o cabelo e achando que isso é a salvação, hidratemmmmm!
Outra coisa é não exagerar na quantidade de reconstrução, pois tudo demais é sobra! Se exagerar o cabelo ficará “espetado”, duro, seco e quebradiço. Assim, caso seu cabelo esteja muito danificado faça uma reconstrução a cada 15 dias, até os fios melhorarem. Depois disso basta realizar uma reconstrução mensal para repor as perdas proteicas.
A regra é ir intercalando, primeiro hidratando e  nutrindo, e depois recuperando.
Eu gosto MUITO da queratina da Bioextratus e da Novex, que são baratinhas e eficientes.
Uma linha que sempre indico para reparação é a RMC, da Amend. Além disso são boas opções  o Super Reconstrutor , da Avlon, a Redken Extreme Rescue Force, a Age Recharge,  da Kerástase e a Máscara Absolut Repair,  da L`Oréal.
O CPR, da Senscience, é um sistema de dois passos que reconstrói  e hidrata com perfeição! Vale cada centavo!
As máscaras reconstrutoras geralmente deixam o cabelo meio rígido e por isso muita gente não gosta delas, mas isso não quer dizer que elas são ruins, é simplesmente que a forma de ação delas é essa. Um exemplo disso é a linha Extreme, da Redken.
Eu odiava essa linha com todas as minhas forças ( sempre odeio o que custa caro e não é bom!), até que descobri, essa semana, que eu é que era uma jumentinha e não sabia usar.
A linha toda é muito potente e quando eu passava a máscara reconstrutora e via, no tempo de ação, o cabelo “duro”, corria e enxaguava. Acontece que ela deixa o cabelo duro durante a ação, mas depois o cabelo fica uma maravilha, mas como eu NUNCA tive paciência para esperar os resultados, sempre retirava a máscara antes e ficava super emburrada por ter jogado dinheiro fora.
Eu falo demais, né? Mas é só para vocês entenderem que precisam fornecer o que o seu cabelo precisa, pois só assim ele ficará bonito e saudável, certo?
Beijos
Ju

Nenhum comentário: